Contratação de Técnico Superior (M/F)
CND-CTST-130-SGRH/2024 - Universidade de Aveiro - Departamento de Ciências Médicas
I — Nos termos da alínea c) do n.º 3 do artigo 23.º dos Estatutos da Universidade de Aveiro, na versão homologada pelo Despacho Normativo n.º 1-C/2017, publicado na 2ª Série do Diário da República, de 24 de abril de 2017, e do Regulamento de Carreiras, Retribuições e Contratação do Pessoal Técnico, Administrativo e de Gestão em regime de contrato de trabalho da Universidade de Aveiro, publicado na 2ª Série do Diário da República n.º 173, de 4 de setembro de 2020, alterado pelo Despacho n.º 8321/2023, publicado na 2.ª série do Diário da República n.º 158, de 16 de agosto de 2023, pretende-se contratar, um (1) Técnico Superior, em regime de contrato de trabalho sem termo, para ocupar o posto de trabalho de Técnico de Anatomia Patológica, com as seguintes atribuições:
- Manipulação cadavérica, fixação da peça cadavérica e sua gestão quotidiana para efeitos de ensino de anatomia (inclui lavagem, disposição em mesas para ensino, transporte e armazenamento);
- Disseção cadavérica para finalidades de ensino de anatomia a estudantes do ensino pré-graduado;
- Tratamento de tecidos biológicos colhidos no organismo vivo ou morto com observação macroscópica, microscópica, ótica e eletrónica;
- Preparação de amostras para processamento histológico;
- Realização de montagem de peças anatómicas para fins de ensino e investigação;
- Execução e controlo das diversas fases da técnica citológica;
- Auxiliar médicos patologistas durante exames macroscópicos e autópsias;
- Implementar e seguir protocolos de controlo de qualidade para garantir a precisão e a confiabilidade dos resultados;
- Seguir rigorosamente as normas de biossegurança para evitar contaminações e acidentes;
- Tratamento adequado dos resíduos biológicos e químicos.
II — REQUISITOS DE ADMISSIBILIDADE:
HABILITAÇÕES
- Licenciatura em Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica ou Ciências Biomédicas Laboratoriais.
- Cédula profissional de Técnico de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica emitida pelo Ministério da Saúde Português.
Caso a habilitação académica tenha sido obtida no estrangeiro, exige-se reconhecimento, equivalência ou registo do grau nos termos da legislação aplicável.
III — PERFIL PRETENDIDO:
- Competência técnica:
Evidenciar interesse para a prática quotidiana de atividades de gestão cadavérica;
Demonstrar conhecimento e compreensão dos conceitos chave das ciências biológicas, físicas, sociais e fisiológicas que suportam a prática das ciências biomédicas laboratoriais;
Compreender a estrutura, função e metabolismo dos órgãos, células, tecidos e moléculas envolvidos nos mecanismos fisiológicos na saúde e na doença;
Entender a estrutura, função e controlo de material genético normal e patológico associado a técnicas de análise clínico-laboratorial e de investigação;
Compreender a resposta imune na saúde e na doença bem como a estrutura básica, classificação e bioquímica dos agentes patogénicos e formas de controlo;
Conhecimento do papel da morfologia histológica e celular, da bioquímica e da microbiologia clínica no diagnóstico e tratamento da doença;
Conhecimento da importância do laboratório no diagnóstico e monitorização de condições específicas de doença;
Deter conhecimentos para avaliar, interpretar e validar exames laboratoriais utilizando métodos qualitativos e quantitativos que suportem o diagnóstico, despiste, monitorização da saúde e disfunções, bem como causas de morte;
Avaliar dados experimentais utilizando análise estatística.
- Competências comportamentais:
Orientação para o Serviço Público;
Planeamento e Organização;
Análise da Informação e Sentido Critico;
Iniciativa e Autonomia;
Responsabilidade e Compromisso com o Serviço;
Comunicação;
Trabalho de equipa e cooperação.
- Outros requisitos a valorizar:
Experiência Profissional no desempenho das atribuições supra referenciadas;
Certificação em boas práticas laboratoriais;
Certificação em segurança e em biossegurança;
Conhecimentos de sistemas de gestão laboratorial e software de análise de imagens.
IV — REGIME:
Contrato de trabalho sem termo, ao abrigo do Código do Trabalho.
V — RETRIBUIÇÃO:
A correspondente à carreira de Técnico Superior, na 2ª posição remuneratória, nível 16 (€ 1.439,31), acrescido do direito a subsídios de refeição, de férias e de Natal.
VI — HORÁRIO DE TRABALHO:
Período de 35 horas semanais, em regime de exclusividade, sujeito ao cumprimento de horário diário, nos termos da legislação aplicável, regulamentação interna e Instrumento de Regulamentação Coletiva de Trabalho aplicável na Universidade de Aveiro.
VII — LOCAL DE TRABALHO: Universidade de Aveiro.
VIII — COMPOSIÇÃO DO JÚRI:
Presidente: Professor Doutor Francisco Manuel Lemos Amado, Professor Associado com Agregação e Diretor do Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro;
Vogais efetivos: Professor Doutor João Firmino Domingues Barbosa Machado, Professor Associado Convidado e Professor Doutor Miguel Santos Pais Vieira, Professor Auxiliar, ambos da Universidade de Aveiro.
Vogais suplentes: Professor Doutor António José Monteiro Amaro, Professor Coordenador e Professor Doutor Bruno Miguel Rodrigues das Neves, Professor Auxiliar, ambos da Universidade de Aveiro.
IX — MÉTODOS DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS:
- a) Prova de conhecimentos com caráter eliminatório - este método de seleção poderá ser dispensado pelo júri caso o número de candidatos admitidos seja inferior a 30;
- b) Avaliação curricular - tendo por base a análise das habilitações académicas, formação e experiência profissionais, constantes do curriculum vitæ.
- c) Poderá ainda ser utilizado o método de seleção entrevista de avaliação de competências e perfil, no caso do júri não se considerar devidamente habilitado a decidir, em função da aplicação do método mencionado na alínea anterior.
IX.1 – Os critérios de apreciação e ponderação da avaliação curricular e da entrevista de avaliação de competências e perfil, bem como o sistema de classificação final, incluindo a respetiva fórmula classificativa, constarão de ata de reunião do Júri.